Para funcionar a pleno, um laboratório precisa ter uma gestão eficiente e focada em organizar e otimizar suas diversas áreas e profissionais, que vão atender as necessidades do paciente de sua chegada ao laboratório até a entrega do exame realizado. Aqui trazemos 5 dicas sobre o que fazer para garantir o sucesso no trabalho laboratorial e ideias para que auxiliares de laboratório também possam ajudar no dia a dia do trabalho.
1 – Padronize processos
O trabalho realizado por um laboratório compreende várias ações que, conjugadas, resultam na qualidade e na eficiência de seus serviços prestados. Organizar rotinas e padronizá-las, desde como é agendada uma consulta a como os exames são feitos e entregues, leva à excelência. Erros e retrabalhos são evitados e os profissionais que ali trabalham terão a segurança de que estão desempenhando seu papel corretamente.
2 - Facilite o agendamento dos exames
Organize seu atendimento de forma a facilitar o agendamento, seja com profissionais ou através de uma plataforma on-line, por exemplo. O ideal é ter as duas possibilidades.
3 – Amazene documentos de forma eficiente
Os documentos que circulam em um laboratório são extremamente importantes, pois tratam da saúde de pessoas. Assim, o cuidado com seu armazenamento é uma parte importante da gestão laboratorial. Todos devem estar bem guardados, fáceis de serem encontrados e devidamente identificados. Sistemas de armazenamento em nuvem podem ajudar.
4 – Tenha controle do almoxarifado e do estoque
Todos os materiais utilizados em um laboratório devem ter um controle rígido. Nada pode faltar na hora de realizar um exame e nada pode ter, por exemplo, os prazos de validade vencidos. Para tanto, a entrada e a saída dos materiais deve ser conferida, organizada e repassada constantemente.
5- Facilite a entrega de exames
Hoje a entrega on-line dos resultados dos exames é um serviço procurado pelos pacientes devido à facilidade de acesso e rapidez na conferência. Papeis e outros materiais podem ser economizados com esse tipo de procedimento, mas é preciso ter atenção a que software será utilizado. Mais uma vez aqui vale lembrar: laboratórios lidam com a saúde das pessoas. Não há espaço para falhas!
6 – Preste um atendimento humanizado
Tenha um atendimento focado no bem-estar do paciente, facilitando a comunicação com os colaboradores. Para tanto, é necessário investir na capacitação dos profissionais que trabalham no laboratório. Um bom auxiliar de laboratório deve saber executar suas funções de maneira prática e coordenada. Esse profissional pode atuar em laboratórios médicos de áreas específicas, laboratórios de pesquisas ou em laboratórios de análises clínicas e é encarregado desde a organização dos utensílios de trabalho até o suporte nas atividades principais do local.
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