6 dicas para uma excelente gestão laboratorial

6 dicas para uma excelente gestão laboratorial

image1 (9).jpg

Para funcionar a pleno, um laboratório precisa ter uma gestão eficiente e focada em organizar e otimizar suas diversas áreas e profissionais, que vão atender as necessidades do paciente de sua chegada ao laboratório até a entrega do exame realizado. Aqui trazemos 5 dicas sobre o que fazer para garantir o sucesso no trabalho laboratorial e ideias para que auxiliares de laboratório também possam ajudar no dia a dia do trabalho.

1 – Padronize processos

O trabalho realizado por um laboratório compreende várias ações que, conjugadas, resultam na qualidade e na eficiência de seus serviços prestados. Organizar rotinas e padronizá-las, desde como é agendada uma consulta a como os exames são feitos e entregues, leva à excelência. Erros e retrabalhos são evitados e os profissionais que ali trabalham terão a segurança de que estão desempenhando seu papel corretamente.

2 - Facilite o agendamento dos exames

Organize seu atendimento de forma a facilitar o agendamento, seja com profissionais ou através de uma plataforma on-line, por exemplo. O ideal é ter as duas possibilidades.

3 – Amazene documentos de forma eficiente

Os documentos que circulam em um laboratório são extremamente importantes, pois tratam da saúde de pessoas. Assim, o cuidado com seu armazenamento é uma parte importante da gestão laboratorial. Todos devem estar bem guardados, fáceis de serem encontrados e devidamente identificados. Sistemas de armazenamento em nuvem podem ajudar.

4 – Tenha controle do almoxarifado e do estoque

Todos os materiais utilizados em um laboratório devem ter um controle rígido. Nada pode faltar na hora de realizar um exame e nada pode ter, por exemplo, os prazos de validade vencidos. Para tanto, a entrada e a saída dos materiais deve ser conferida, organizada e repassada constantemente.

5- Facilite a entrega de exames

Hoje a entrega on-line dos resultados dos exames é um serviço procurado pelos pacientes devido à facilidade de acesso e rapidez na conferência. Papeis e outros materiais podem ser economizados com esse tipo de procedimento, mas é preciso ter atenção a que software será utilizado. Mais uma vez aqui vale lembrar: laboratórios lidam com a saúde das pessoas. Não há espaço para falhas!

6 – Preste um atendimento humanizado

Tenha um atendimento focado no bem-estar do paciente, facilitando a comunicação com os colaboradores. Para tanto, é necessário investir na capacitação dos profissionais que trabalham no laboratório. Um bom auxiliar de laboratório deve saber executar suas funções de maneira prática e coordenada. Esse profissional pode atuar em laboratórios médicos de áreas específicas, laboratórios de pesquisas ou em laboratórios de análises clínicas e é encarregado desde a organização dos utensílios de trabalho até o suporte nas atividades principais do local.

O curso de Auxiliar de Laboratório https://cursosepicos.com.br/cursos-tecnicos-em-curitiba/auxiliar-de-laboratorio da Epicos assegura o desenvolvimento de competências técnicas que serão necessárias para o exercício da profissão, oferecendo ao aluno condições e preparo para ele realizar, com excelência, suas atividades laboratoriais.