5 cuidados especiais com idosos no verão

5 cuidados especiais com idosos no verão

Tempo de verão tem praia, sol, temperatura ideal para aproveitar a vida ao ar livre (com os devidos cuidados em relação à Covid-19, claro), mas também reserva aos amantes do calor algumas pegadinhas em relação à saúde. No verão, episódios como desidratação, queimaduras na pele e variações na temperatura no corpo podem causar desalinhamentos no organismo que, se não cuidados, levam a indisposições maiores, até mesmo a problemas graves de saúde. Nos idosos, então, o risco fica potencializado, e o cuidado também deve ser redobrado. Saiba aqui as 5 atitudes que cuidadores de idosos [https://cursosepicos.com.br/cursos-tecnicos-em-curitiba/cuidador-de-idoso] e familiares devem tomar para que os idosos possam aproveitar o verão com saúde e disposição.

Hidratação Uma das condições características do envelhecimento reside na diminuição da água corporal e em problemas no mecanismo de desencadeamento da sede do organismo, que fazem com que os mais velhos não a sintam, mesmo desidratados. Portanto, atenção a lábios e língua secos e redução na quantidade de urina, sinais de que o idoso está com desidratação. Confusão mental e irritabilidade também são alguns dos sintomas de que o corpo está desidratado. Para evitar tudo isso, guie os mais velhos para a ingestão de água seguidamente, mesmo que não estejam com sede. O ideal é ingerir pequenas quantidades ao longo do dia.

Hipertermia A regulação de temperatura corporal, chamada homeotermia, sofre alterações naturais com a idade. Esse estado é provocado pela perda de massa muscular, dos pelos e afinamento da espessura da pele. Assim, a propensão à hipertermia, que é o aumento excessivo da temperatura do corpo, fica evidenciado nos idosos no verão. O uso de roupas claras, frescas e confortáveis ajuda muito na ventilação do corpo. Espaços bem ventilados são o melhor lugar para os idosos descansarem e passarem horas agradáveis. Mas cuidado com o ventilador e o ar condicionado: desligue os aparelhos antes de sair de casa e espere um tempo para que o corpo regule a temperatura com a do ambiente.

Pele Em relação à exposição solar, a recomendação é de 15 minutos por dia, antes das 10h e após as 16h. O protetor solar é indispensável. Muitas vezes, a partir da terceira idade, começam a aparecer sinais e lesões na pele, consequências da exposição ao sol. Importante estar atento para como essas manchas evoluem, para prevenir a possibilidade de câncer de pele. Como acabam contribuindo para a diminuição da vitamina D, importante trabalhar na reposição desta vitamina. O uso de sabonetes neutros ou com hidratantes e cremes após o banho também ajudam bastante. Atenção para os banhos muito quentes, que devem ser evitados por provocarem a perda de parte da gordura da pele. Em relação à exposição solar, a recomendação é de 15 minutos por dia, antes das 10h e após as 16h.

Atividades físicas Permanecer ativo, buscar atividades aquáticas como natação ou hidroginástica e preferir os horários menos quentes do dia para a prática de atividade física são as regras para os idosos neste quesito. Quem prefere as caminhadas pode levar aquela garrafinha de água junto!

Alimentação Alimentos leves facilitam a digestão e dão energia, além de também auxiliarem na hidratação. Verduras e frutas são itens obrigatórios do cardápio para os idosos no verão, desde que indicados pelos médicos que os acompanham.

Esses são os cuidados básicos para manter a saúde dos idosos no verão. A formação para cuidador de idosos [https://cursosepicos.com.br/cursos-tecnicos-em-curitiba/cuidador-de-idoso], amplia essa visão, ensinando cuidados com o idoso com profundo embasamento nas ciências humanas, biológicas e sociais e relacionados ao atendimento das necessidades de saúde destes pacientes.