5 características de um socorrista resgatista de excelência

5 características de um socorrista resgatista de excelência

Características de um socorrista e resgatista de excelência

Desde a infância somos ensinados sobre a importância dos primeiros socorros, afinal, eles são essenciais em situações de emergência e, sim, podem ajudar a salvar vidas. É por este motivo que os profissionais da saúde são altamente treinados, com o intuito de oferecer um atendimento de qualidade desde o primeiro contato com o paciente – e ele pode ocorrer ainda à distância, antes mesmo de chegar ao local.

Tendo em vista a importância das técnicas de primeiros socorros, a profissão do socorrista e resgatista tem se mostrado cada vez mais essencial, afinal, este é um profissional que possui papel fundamental quando a intenção é salvar uma vida. Em primeiro lugar, deve-se entender que o socorrista é o profissional responsável por realizar o primeiro atendimento à vítima, tendo como objetivo mantê-la viva e estável até a chegada do atendimento médico especializado. Além de hospitais e clínicas de pronto-atendimento, o socorrista também pode atuar no corpo de bombeiros, na polícia e até mesmo em grandes empresas ou estádios de futebol, por exemplo.

Considerando a importância desta profissão, faz-se necessário entender quais são as principais características de um socorrista e resgatista. Se você tem empatia, amor pela vida e se encaixa no que vamos abordar a seguir, venha até a Épicos e conheça o nosso curso profissionalizante para Socorristas e Resgatistas (hiperlink para a página do curso). Paciência e tranquilidade: Certamente estas são as primeiras características que devem estar presentes no profissional que deseja seguir na área de Socorro e Resgate. Isso porque, estes profissionais atuam diretamente em situações de risco e emergência, sendo essencial a calma e a tranquilidade para saber lidar com surpresas que podem surgir pelo caminho.

Autoconfiança e conhecimento: Fatores essenciais para um bom socorrista, o conhecimento amplo e profundo nos primeiros socorros e nas técnicas de preservação da vida estão presentes em um bom profissional. Além disso, é preciso que ele tenha autoconfiança e não duvide de seus conhecimentos, afinal, a vida de um paciente está em suas mãos até a chegada do atendimento médico especializado.

Senso de urgência e facilidade na tomada de decisões: Assim como no tópico anterior, conseguir compreender de forma rápida o que é mais urgente em uma cena de acidente, por exemplo, é essencial para a tomada de decisões, que deve ser rápida e efetiva. Muitas vezes, não há tempo para dúvidas, é preciso que o profissional tenha noção sobre suas ações e que possa efetuá-las de maneira assertiva com o intuito de preservar a vida do paciente.

Respeitar seus limites: Embora seja uma profissão que peça certeza nos atos e que, sobretudo, tenha atitudes tomadas de maneira ágil e eficaz, é muito importante que o socorrista tenha plena noção de seus limites e não os ultrapasse. O profissional deve atuar com a intenção de manter a vítima viva e estável até que o atendimento especializado chegue, não ultrapassando esse limite. Além disso, caso se veja em uma situação nova, sem saber qual atitude tomar, ainda é possível entrar em contato com a central de socorro e solicitar instruções de outros colegas ou profissionais.

Eficiência: Ir direto ao ponto é muito importante na atuação do socorrista. Por isso, é fundamental que já na primeira abordagem ele procure se informar sobre a situação completa, entendendo o que aconteceu e quais são as medidas possíveis de serem tomadas. Além disso, é importante que ele realize uma abordagem eficaz desde o primeiro procedimento, com o intuito de não permitir a piora do caso.